13 de junho de 2014

Resenha #9 - A Grande Rainha - As Brumas de Avalon Vol. 2


Autora: Marion Zimmer Bradley
Páginas: 229
Editora: Imago

Sinopse: Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.

Neste livro Morgana se afasta dos ensinamentos de Avalon e de Viviane para ter seu filho no reino de Lot e Morgause, sua tia. O herdeiro foi gerado nas fogueiras quando Artur foi coroado como o Galhudo e Morgana como a Virgem. O Grande Rei encontra sua Grande Rainha, mas esta já estava apaixonada por outro nobre cavaleiro.
Morgana mais uma vez se decepciona com o seu amado Lancelot e ao tentar retornar a Avalon entra em um mundo muito mais velho e que já fora esquecido a tempos. Esta só desperta para a realidade dos fatos quando o rei, prestes a entrar em sua última batalha contra os saxões, decide romper o seu juramento para com Avalon.
O final do livro é narrado durante os ritos de Beltame, onde a rainha e o rei fazem o seu ato mais desesperado na tentativa de conseguir um herdeiro para o trono. A história me pareceu meio sem ritmo até a metade, mas depois comecei a entrar na leitura e a se desenrolar a trama e agora digo sem medo que super indico o livro A Grande Rainha a tod@s.

Quotes:

"Morgana não respondeu e continuou a tremer junto a lareira, esfregando as mãos como se estivessem doendo. Morgause pensou que a moça parecia um espectro do que fora, o rosto emaciado e magro tinha uma aparência cadavérica, e as mãos ossudas, contrastando com a protuberância enorme da barriga grávida, pareciam as de um esqueleto." P. 5;

"Meu pai era Duque da Cornualha. Sou a única filha legítima. Quando Artur subiu ao trono, deu Tintagel de volta para Igraine; eu o herdarei dela, e também meus filhos, se tiver algum." P. 12;

"No carro maior, Sir Cai, há uma mesa de madeira irlandesa, de presente de casamento de meu pai para meu senhor Artur. É um troféu de guerra, muito velho e valioso. Faça com que seja montada no maior salão de banquetes de Artur." P. 58

"Até hoje nunca soube quantas noites e dias passei no país das Fadas - até hoje minha mente se torna confusa quando tento fazer a conta. Por mais que me esforce, não acredito que fossem menos de cinco, nem mais de treze. [...], mas como a humanidade registra melhor a passagem do tempo do que no país das Fadas, sei que cerca de cinco anos se passaram." P. 200.

4 comentários:

  1. É maravilhoso né??
    Eu amo essa série.
    Adorei a resenha!!! E o final é... cara que final!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê. Realmente a série está muito boa, estou adorando os livros, apesar de ter dado uma empacada com ele. Tive uma pequena ressaca literária! kkkkkkk Sim o final desse me deixou de queixo caído como nenhum outro livro tinha feito. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  2. Há anos ouço falar dos livros dessa série, há anos tenho vontade de ler e até hoje não peguei nenhum...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla. Tenho certeza de que não vai se arrepender em comprá-los e lê-los. São maravilhosos. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir