13 de outubro de 2014

Resenha #28 - Medusa, A Origem - Os Jogos Olímpicos

Autora: Elizabeth Maiba
Páginas: 100
Editora: Bantu


Sinopse: Alguma vez já te perguntaste quem foi Medusa? Antes de ser decapitada por Perseus e violada por Poseidon? Então pronto para conhecer a verdadeira historia de Medusa? entre e viaje no mundo antigo da Grécia antiga na Medusa, a Origem.

Conheci esse livro através da página da autora no Wattpad. Ela é um amor. Responde a todos os recados que os leitores deixam, mesmo sendo um simples "oi".
A história conta desde o nascimento de Métis (Medusa) até o seu final, mais ou menos, conhecido na mitologia. Os pais biológicos de Medusa são Ceto e Phorcys, dois titãs, mas por um problema eles têm que abandoná-la aos cuidados de humanos. Métis cresce sem saber de nada, se torna uma jovem muito cobiçada e consegue achar o amor verdadeiro.
Quando seu marido é chamado para a guerra, ela decide afogar as mágoas nadando em alto mar. É nesse momento que ela é raptada por Poseidon. A Esposa do Deus do mar fica cheia de raiva, chama Atenas e cria uma história fantasiosa. A Deusa se ira e acaba amaldiçoando Métis a se tornar a mulher com cobras na cabeça e olhar petrificante.
A história se desenrola muito bem e a Deusa não cessa sua perseguição, até que consegue um guerreiro que decapita a Medusa. Só então que Atenas descobre que a história era falsa e que Métis foi injustiçada.
Mas quando Medusa foi decapitada ela deu cria a gêmeas. Estas, devido a uma profecia serão muito importantes para o futuro do Olimpo. Agora Métis, seu esposo e Atenas farão de tudo para que as crianças não caiam em mãos erradas.
Eu adorei essa nova visão da história da Medusa. Bem na onda de mostrar que todo mal é criado e que sempre tem uma razão para ser como é. Só não gostei que a "Deusa da Justiça e da Sabedoria" não foi tão sabia e justa com a Métis. Ela se deixou enganar e influenciar muito facilmente. Mas nem tudo é perfeito! Super indico a leitura.
Como li na plataforma do Wattpad não tenho o que dizer quanto a diagramação. A capa está maravilhosa. A escrita é em português de Portugal, então algumas palavras são diferentes, mas nada que interfira na leitura. E o próximo livro da saga Os Jogos Olímpicos está previsto para o inicio do ano que vem, 2015.

Quotes:

"Mas por agora vou contar a minha história, não a história da Medusa que todo mundo conhece. Não! A história por trás da Medusa. A história de Métis..." P. 4;

"Pelos deuses do Olimpo, o quê este homem vinha fazer aqui? Já não bastava o quanto eu estava envergonhada por ter sido pega olhando um homem, melhor dizendo, cobiçando." P. 9;

"A fonte do brilho se fez notável. Era um elemento da natureza, do mar especificamente. Um, um, T-Tritão... por Zeus; um verdadeiro Tritão." P. 16;

"Eu Atenas, te amaldiçoo titã, nunca mais poderás seduzir um homem pela sua beleza, porque eles desprezarão seu cabelo de cobras venenosas e nunca poderás olhá-los, porque os petrificarás. [...] A partir de hoje a Métis dos humanos morre e nasce a Medusa dos Titãs. A mulher com cabelos de cobra e condenação de todo homem." P. 38;

"Quando Perseu te decapitou, duas veias jorraram de ti e delas saíram dois bebês. [...] Têm poderes assombrosos." P. 54-5.

6 comentários:

  1. Oi!
    Muito legal o livro contar a história de uma forma diferente.
    Apesar de não ter lido nada sobre a Medusa, o livro parece ser bem interessante.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook
    Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana. Também achei legal contar sobre a ótica da própria Medusa. Super indico, a leitura vale muito a pena. Estou ansiosa para o segundo volume. Já estou participando da sua promoção. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  2. oUUUUUWW mais um livro pra mim ahaha. Eu amo esse tipo de história e não conhecia esse aí. Mas é claro q vou procurar na saraiva né ? *-*

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Esse livro é muito bom realmente, mas não sei se tem disponível na Saraiva. Eu o li pela plataforma do Wattpad mesmo. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  3. Oiii. Ahhh, que legal!!! Gostei da premissa desse livro. E depois de ter lido e assistido o primeiro Percy Jackson, eu desejava uma história sobre Medusa. Vou procurar =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih. Eu ainda não assisti o filme do Percy e nem li os livros. Estou louca por isso! kkkk :D Vale muito a pena a leitura. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir