14 de janeiro de 2015

Resenha #43 - O Diário de Suzana Para Nicolas


Olá pessoal. Como estão? Aqui segue fazendo um calor danado. Acho que vou derreter. Hoje vim trazer para vocês a segunda resenha da Maratona Literária #EuTôDeFérias e o escolhido para desencalhar da estante foi O Diário de Suzana Para Nicolas. Vamos a ela!

Autor: James Patterson
Páginas: 224
Editora: Arqueiro

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Desde que esse livro chegou aqui em casa e o coloquei na estante, tive receio de lê-lo. Então ele acabou encalhado entre tantos. Como a prioridade que dei a esta maratona é de desencalhar o escolhi e não me arrependi.

"Kate afundou um pouco mais na água e se viu pensando no dia em que havia recebido o diário: 19 de Julho." p. 8;

Kate tinha um namorado perfeito e estava certa de que ele ia lhe pedir em casamento. Era editora, tinha o emprego que havia sonhado e tinha um homem maravilhoso ao seu lado. O que mais poderia querer?

"Isto é para você Nick: a história de Nicolas, Suzana e Matt." p. 19;

Quando tudo parece perfeito Matt a abandona. Justo agora que sua vida estava dando um grande passo a frente. No dia seguinte ela recebe um pacote enviado por seu ex namorado e grande amor. É um diário: O Diário de Suzana Para Nicolas.

"- Fiquei com saudade de você assim que fui embora de sua casa." p. 71;

Quem é Suzana? Quem é Nicolas? Qual é o passado que Matt tanto tenta esconder? Tudo isso será revelado nas páginas desse pequeno caderno.

"Nós é muito melhor do que eu.". p. 86;

Suzana é uma médica na cidade grande, que apesar de todos os indicadores existirem nunca notou, e acaba infartando. Por esse motivo ela acaba se mudando para uma pequena ilha. Lá ela conhece Matt, começa a escrever seu diário e vive feliz. Mas algo acontece e isso abala a vida de Matt profundamente. E é isso que leva Kate pelas páginas, o desejo de desvendar esses mistérios na alma de seu amado.

"Esta é a história de como nós dois quase morremos." p. 122;

O livro é intercalado com capítulos formados pelas entradas do diário de Suzana, tenho que dizer que essas páginas são recheadas de amor e sofrimento, e pelas passagens de Kate, estas recheadas de frustração e incertezas. Apesar do livro não ser o meu gênero favorito, ele me agradou bastante.

"Mães que trabalham fora, mães em tempo integral, mães solteiras... todas são incríveis." p. 142;

A diagramação está linda. A capa tem tudo a ver com a história. As páginas são amarelas e as letras pequenas são compensadas por um ótimo espaçamento e por capítulos curtos. Além de a primeira letra de cada entrada do diário parecer ter sido escrita a mão realmente e há também indicações sobre quais capítulos são narrados por Kate e quais por Suzana.

"É tão estranho, eu disse. Tudo pode estar indo perfeitamente bem e então um dia, BUM, somos apanhados de surpresa... um maldito e mísero golpe que nem tivemos chance de ver." p. 152.

Com tudo isso o livro ganhou quatro estrelinhas no Skoob. Só não levou a nota máxima porque não gosto de derramar litros de lágrimas! A leitura está super indicada. 

22 comentários:

  1. Oi, quero muito ler esse livro. Sempre vejo ele baratinho na prateleira da Americanas, mas acabo deixando pra depois.
    Adorei os quotes e a resenha me fez querer ler mais ainda.
    A próxima vez que eu o ver lá, vou pegar.
    Seguindo aqui, adorei o blog.
    Beijos

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus. Que bom que gostou da resenha e a leitura está super indicada mesmo. Pode pegá-lo sem medo. Obrigada por seguir e pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  2. OIi. tudo bom?
    Já ouvi muito falar sobre esse, parece ser bem legal, mas não faz meu tipo rsrs
    Adorei a resenha, e a última quote ^^
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel. Tudo ótimo e com você? Também achei que não faria meu estilo, mas mesmo assim dei uma chance a ele e não me arrependo! :D :D A última quote também mexeu muito comigo. Fui quase obrigada a colocá-la ali. kkkk Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  3. Olá!

    Clássico romance onde a mocinha tem o emprego dos sonhos, o cara ao seu lado, aí ele (Matt) a abandona. Não gosto muito de romances, mas pela capa (típica da Arqueiro/Sextante), parece ser bem legal. Adorei a resenha e as quotes.

    Beijos literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luke. O romance é bem clichê, mas o tempero todo especial é dado pelo diário da Suzana. É nele que está todo o mistério e todas as resoluções dos problemas. Que bom que você gostou da resenha. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  4. Giane, esse calor tá tenso! Como sobreviver a isso?!?!? Só a graça divina!!! Aqui em casa a prioridade também é desencalhar, mas confesso que andei metendo o pé na jaca literária... mas espero não fazer de novo em 2015! #Oremos :'(

    James Patterson é um autor muito falado, mas confesso que ainda não li nada dele. Aaah, as vezes eu gosto de chorar lendo livros, especialmente quando estou muito tensa com as coisas da vida e me sinto precisando desabafar, vou guardar esse titulo para dias assim.

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora. Tenho que desencalhar e estou em contensão de gastos, isso só me inspira mais ainda! kkkkk
      Pan, prepare se para chorar muito. Esse título é tenso demais. Chorei quase uma cachoeira! :P :P
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Muitos falam do James Patterson, ainda não li nada dele e confesso que não tenho tanta vontade, sabia? A capa não me ajudou a chamar atenção também =(
    Acho que eu vou dar uma chance. Eu gosto de clichê, e esse livro parece que tem realmente isso. Espero gostar da leitura futuramente.
    Adorei o blog, já estou seguindo =D
    Beijos,
    Ana.

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Tudo ótimo e com você? Também não tinha muita vontade de ler esse livro do James, mas como a ordem é desencalhar, li e não me arrependi. Leitura muito boa! <3
      Obrigada por seguir e pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  6. Oie!
    Já vi muitas pessoas falando bem sobre o James, mas nunca tirei um dia para ler algo dele. Sobre esse livro, me parece ser bem cliché e eu tenho um pouco de problema com isso, medo de começar a ler e desistir :(
    Mas enfim, ótima resenha, parabéns!
    Beijos, Carol
    Girl from Oz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Nossa como o pessoal não le o James né. Acho que contribuiu muito aquele livro Bruxas e Bruxos que todo mundo fala mal! :P kkkkk Eu não tive vontade nenhuma de desistir enquanto estava lendo e olha que peguei ele muito contrariada. Quem sabe se você der uma chance, goste. Se chegar a ler me conte o que achou, ok? :D :D Que bom que você gostou da resenha. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  7. Eu adoro um livro do James que se chama 4 De Julho, mas não tem nada a ver com esse porque é um Thriller policial, haha. Não sei se gostaria de um romance escrito pelo autor... esse me lembra os do Nicholas Sparks (estou meio "saturada" dos livros do autor). Mas, eu ver ele em promoção, comprarei.
    Seguindo o blog ;)
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby. Nossa até que enfim alguém que leu algo do James. Comprei esse livro porque esse autor estava sendo muito comentado e hoje, depois de postar a resenha, só acho gente dizendo que nunca leu nada dele! kkkkk :P :P :P
      Obrigada por seguir e pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  8. Giii, sério q vc n gosta de chorar litros? eu amoooo, hahah. Amo demais um drama. devo ter algum problema né? kkkk
    Adorei a premissa da história e fiquei bem curiosa e morrendo de vontade de ler. Mas estou com tantos encalhados já :(
    E sua maratona tá bombando né???
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih. Sim é sério. Odeio chorar lendo livros. Tá até gosto quando me emociono, mas esse choro de soluçar é muito ruim. Parece que dói na alma! kkkkkk Os encalhados são os perseguidores dos leitores né! kkkk Agora estou meio atrasada na maratona, mas estou curtindo cada leitura! :D Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  9. Eu me lembro que quando li esse livro eu achei a coisa mais MARAVILHOSA do mundo. Fiquei simplesmente tocada pela história e queria muito ler um outro livro do mesmo gênero, mas para o meu azar, acabei lendo O MUNDO DE SOFIA que foi bastante decepcionante e não tinha nada de romance né?! hahahaha...Mas mesmo assim, eu sinceramente tenho que dizer que foi um dos livros do James que me fez me apaixonar pela sua escrita e espero ainda poder ler novamente, porque tenho muita saudade. Nem me lembro direito da história, mas eu achei tudo muito lindo e muito bem construido. Fico feliz que tenha gostado do livro. É muito bom mesmo. E ele é bem envolvente xD

    Enfim...

    Olha estou te seguindo
    adorei o seu cantinho
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil. Que bom que você também gostou da leitura. Também achei super envolvente e emocionante. O autor escreve tão bem que consegue nos passar toda a dor que está contida na alma do Matt. Amei! <3 <3
      Obrigada por seguir e pela visita.

      Bjoks d Gica.

      Excluir
  10. Sempre tive vontade de ler esse livro e todos os comentários positivos sempre me fazem ansiar ainda mais por essa leitura. Às vezes é preciso realizar uma leitura que te faz chorar mesmo, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês. Pois não fique só na vontade mulher, leia. Esse livro merece cada leitor que ganha. É simplesmente maravilhoso. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  11. Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, doida para descobri o que é contado nas páginas desse diário e por que o moço sumiu e se ele volta.
    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lé. Também tinha curiosidade sobre isso. Pensei coisas muito ruins do pobre do Matt, mas posso dizer que ele teve seus motivos e que todos são revelados no final. É muito lindo e recomendo a leitura. Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir