12 de março de 2015

Entrevista Com o Autor #3 - Gislaine Oliveira

Olá pessoal, como estão??? Espero que todos bem. Hoje é a 2ª quinta-feira do mês. É dia de quê??? De entrevista com o autor!!! Obaaaaa... A autora que vai responder as perguntinhas hoje é a Gislaine Oliveira do blog Profissão Escritor. Ela é uma super amiga e já publicou dois livros: Justa Causa (Resenha) e Os Sonhos de Rita (post de divulgação aqui). Bora conferir!

Como e quando você começou a escrever?

Eu sempre escrevi na verdade. Tenho histórias e textos guardados há muito tempo. Mas foi mais ou menos, na segunda série que essa vontade de ser escritora começou a crescer. Eu fazia as redações para a escola, as professoras elogiavam e assim, esse sonho foi ficando mais forte. 

Teve apoio de alguém? Quem?

Se eu disser que minha família foi super compreensiva e que todos me apoiaram, eu estarei mentindo. Mas em parte, isso foi culpa minha, já que passei bons anos, afastada das palavras. Então quando eu disse que queria escrever, todos me olharam como se eu tivesse ficado louca. Mas com o tempo, o pessoal foi se acostumando com a ideia. E a primeira pessoa a me apoiar a voltar a escrever, foi meu pai. Depois veio a minha irmã que é minha leitora beta e testadora. E depois o meu marido. E houve um momento muito feliz, quando eu li para ele um pequeno trecho de um projeto meu e ele me disse: "é, não tem jeito. Você nasceu para isso." 

Que autores você gosta de ler para se inspirar?
Não me inspiro em autores, então não tenho certeza se consigo responder a essa pergunta. Eu vivo para me inspirar. Mas em relação a livros e autores, eu leio de tudo para divertir, aproveitar e estudar. Os livros são ferramentas de pesquisa para os autores. Assim, conseguimos ver como determinada história funcionou, se os personagens estão funcionando, se os diálogos caem bem. É um ótimo exercício de treino, ler livros de outros autores. Assim, conseguimos analisar até mesmo os nossos próprios erros e identificar o nosso diferencial e as qualidades também. Sem falar que ler livros de quem admiramos é maravilhoso. 

Como lhe ocorreu a escrita do seu livro? Fale um pouco sobre ele.
Cada história é uma história, hehheh. Cada ideia surgiu de uma forma diferente. Mas vou falar um pouco sobre esse livro que está sendo lançado agora: Os Sonhos de Rita. A ideia surgiu em 2010, quando eu estava em uma aula do terceiro ano. A ideia surgiu pronta na minha cabeça. Faltava apenas o desfecho daquela complicada história de amor. E esse desfecho, só surgiu no ano passado. E posso dizer, que acho que consegui deixar a mensagem desejada. 

Você tinha em mente um tipo especifico de leitor enquanto escrevia?
Não pensava muito nisso quando comecei a escrever. Mas a medida que a história foi ganhando forma, isso começou a entrar em meus pensamentos. Afinal, querendo ou não, todo livro tem o seu tipo de leitor. Os Sonhos de Rita, foi planejado para que qualquer pessoa, de qualquer idade pudesse ler, sem ter algum tipo de problema. Não há cenas impróprias para menores, não há violência. Ele foi escrito dessa maneira, para que ele possa ser levado até as escolas, sem problema algum. 
Mas é uma história de amor, amizade, escolhas. Acho que o público alvo, são as pessoas que acreditam no amor maior que tudo, nas amizades verdadeiras, no poder que pequenas ações tem sobre o nosso futuro. 

Você tem muitos projetos na cabeça? Quer falar sobre algum deles?
Muitos. Tenho um projeto em mente e que logo estará no papel, que envolve essa coisa de escrever e que envolve também o meu blog. Acredito que muita gente vai gostar. Mas não posso falar muito sobre isso, por enquanto. Mas fiquem ligados.

Você muda detalhes e textos depois que o livro está pronto? Pede palpites de outras pessoas antes de publicar?

Mudo muito. Mudo sempre. Eu começo escrevendo com um papel e caneta. Depois eu reviso nesse mesmo papel e mudo e corrijo algumas coisas. Depois eu digito e aí eu já vou mudando outras coisas. Aí eu leio novamente e volto a mudar. Nunca mudei nada muito significativo. Mas diálogos e descrições são transformados constantemente. 
Gosto de mostrar o que escrevo para outras pessoas e perguntar o que acharam. Mas sou bastante confiante no meu trabalho. Jamais deixaria de publicar algo, se alguém dissesse que não havia gostado. Mas sugestões, dicas e críticas sempre são bem vindas e é preciso aprender a usá-las a favor do seu trabalho. 

Alguma dica para quem quer tentar escrever?
Não tente. Escreva! É como andar de bicicleta, você só aprende treinando. Talvez seu primeiro texto, não fique tão bom quanto você gostaria. Mas aos poucos, você vai melhorando. Se é isso que você gosta de fazer, nunca desista, não desanime. Confie no seu trabalho. Você precisa ser o primeiro a acreditar no sue potencial.


Então pessoal o que acharam? Eu adorei! Sempre adoro as participações da Gih aqui no blog, seja nos comentários, nas divulgações ou nos posts. Obrigada pelo apoio e por ser uma pessoa tão receptiva Gih.
Amei a última dica dela. Super bem exemplificado! Escrever é como andar de bicicleta, a perfeição só vem com o treino! <3
Não esqueçam de deixar seus comentários. Vou adorar responder a todos!

Bjoks da Gica.

8 comentários:

  1. Oii Gi, adorei a oportunidade. Muito obrigada mesmo <3 Um beijão <3
    E escreva, hehehhe
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih.

      Que bom que você gostou de participar. Agradeço! :D
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  2. Oie Giane! :D
    A Gih é uma escritora maravilhosa, conheci ela por causa do Blog e logo em seguida fiquei sabendo mais sobre os seus Livros e desejo a ela muito sucesso em todos os Livros que ela ainda vai públicar! *-*
    Os Sonhos de Rita e Justa Causa já estão na minha lista de desejados! ;)
    E a última dica é um fato! Só treinando que se aprende!

    Beijooos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda.

      Também a acho maravilhosa, amo os livros e contos que li! Amei essa última dica, é realmente funcional.
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  3. Oi, tudo joia?
    Ótima entrevista, amei as perguntas, foram bem elaboradas;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice. Tudo ótimo e com você???

      Que bom que você gostou. Em seguida teremos mais entrevistas com outros autores parceiros.
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  4. Oi querida,
    Adorei a entrevista com a Gih ela é super querida e simpática, já li um dos livros dela e simplesmente amei e estou esperando meu outro chegar. Adorei as dicas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Oi querido,
    Tudo bom? Muito legal essa TAG dos livros que você citou já li: Cinquenta Tons, Jogos Vorazes, A culpa é das estrelas, Fallen e Instrumentos Mortais e quero muitooo ler Garota Exemplar pois achei o filme simplemente sensacional.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel.

      Também amo a Gih e seus livros. A espera pelo último lançamento está quase me matando! kkkkkk
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir