22 de agosto de 2015

Resenha #66 - Lavínia e a Árvore dos Tempos

Olá pessoal. Como estão??? Espero que tod@s estejam bem! Hoje vim trazer uma resenha que amei fazer. Vamos acompanhar então!!!

Autor: Lucinei M. Campos
Páginas: 236
Publicação Independente

Sinopse: Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das outras de sua idade. Sem amigos na escola, sem um contato maior com seus pais, leva uma vida muito solitária para alguém tão pequeno. Seu único amigo, Leo, é quem divide com ela os anseios e questionamentos de sua infância, suas arquitetadas fugas dos Valentões e Marrentinhas que a perseguem na escola. Tudo muda quando recebe de presente uma fada, chamado Lorivaldo e que odeia seres humanos. Juntos, vão descobrir a magia escondida no mundo e os segredos da Árvore dos Tempos.

Conheci o livro e o autor através do blog da Maria, o Minhas Impressões. Achei a temática maravilhosa e fiquei bem curiosa. Foi aí que a Maria me surpreendeu com um e-mail me perguntando se eu teria interesse em ler o mesmo. Claro que eu não perderia essa oportunidade. Então obrigada amada por tudo! :D
"Todos os protegidos por uma fada, denominados faduários, sendo por ordem do Conselho do Poente ou Nascente, ou por escolha própria de proteção a um humano, elfo, gnomo, goblin e todas as outras criaturas mágicas [...]" P. 86
Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, que mora com seus pais. Na escola que estuda sofre muito com o preconceito e a exclusão, apesar disso você consegue ver ingenuidade e bondade em seus atos. Ela tem um único amigo, seu vizinho, Léo.
"Os valentões, uns meninos sem noção, enchiam a sua paciência na hora do intervalo, com puxões de cabelo daqui, boladas dali, ou até mesmo roubando sua lancheira." P. 10
Logo nos primeiros capítulo Lavínia conhece Lorivaldo, uma fada rabugenta. Ele não gosta dos seres humanos e tem desprezo até mesmo por muitas criaturas mágicas. Quando uma anciã o obriga a cuidar da humana Lavínia ele fica mais irado ainda. A partir daí se inicia uma relação, conturbada no início, mas com todos os ingredientes para dar certo.
"- Um filhote de humano? - berrou Laus indignado. - O que você quer que eu faça com um filhote?
-Esta é sua pena! - anunciou observando a menina, sem virar para ele, que poderia fugir a qualquer hora." P. 46
O mais impressionante nessa história maravilhosa que o Lucinei criou foi poder ler sobre uma fada que não está naquele esteriótipo. O autor colocou um homem nordestino com sua peixeira e roupas de couro na pele de um dos personagens principais do livro. Além disso ainda mistura várias criaturas mágicas. Vocês não tem ideia do quão incrível foi ver retratados nessas páginas o Boitatá, o Curupira e tantos outros seres que povoam o folclore brasileira e nossa imaginação.
"Após resmungar por um tempo, vendo suas novas vestes, Laus olhou para ela. Naquela hora, ele era um ser humano da região norte do Brasil. Sua forma original havia dado lugar a um homem tipicamente nordestino." P. 55
 A capa está linda e super condizente com a história. A diagramação e revisão estão perfeitas, pois não notei nenhum erro, mas também fui sugada pela história de tal forma que não notava nada do que ocorria fora dela! <3 Já vi na página do autor que chegou a prova do segundo livro e fiquei louca por ele. Leitura mais que indicada! <3

E aí pessoal já conheciam o autor ou a sua obra? O que acharam da resenha? Ficaram interessad@s no livro? Deixem seus comentários, vou adorar responder a todos.

Bjoks da Gica.

7 comentários:

  1. Que bom que você gostou! Eu que fico feliz por você ter aceitado e ter gostado do livro e da história.
    Também estou muito ansiosa para o lançamento do segundo livro, que está previsto para lançamento na Bienal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria.

      Eu simplesmente amei o livro! Pena que não estarei na Bienal para prestigiar o lançamento do segundo livro, mas já disse para o Lucinei que quando estiver disponível para venda eu quero um. :D
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  2. Como é bom quando um livro nos trás essas boas sensações! Desde seus primeiros comentários sobre esse livro fiquei com vontade de ler a resenha e não me frustrei. O livro tem a capa linda e pelo visto narra uma linda história magica!

    Foi para a lista com louvor!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora.

      Que bom que você gostou da resenha e que correspondeu as suas expectativas. :D Super indicado para sua listinha sim, afinal ele é simplesmente maravilhoso. :D
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  3. Eu adoro livros infantis, eles são capazes de me teletransportar pra outro momento. Adorei a história da Lavinia. Não conhecia nem a autora e nem o livro, mas adorei sua resenha.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ágata.

      Não sei se esse livro se caracterizaria como infantil, acho que está mais para juvenil mesmo. :P Mas este também é capaz de teletransportar para dentro de suas páginas.
      Obrigada pela visita.

      Bjoks da Gica.

      Excluir
  4. Oie, tudo bem?
    eu li o livro, fiz até resenha no meu blog!

    Adorei saber sua opinião!!!
    Adorei o blog também, já vou seguir =D
    te espero no
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir